Como uma forma de agrupar informações e facilitar o processo de consulta de dados, o governo federal vem adotando inúmeras medidas. Uma das mais conhecida é o Cadastro Único 2023, plataforma bem conhecida entre os beneficiários de programas sociais, como o Bolsa Família. O CadÚnico então tem ajudado as autoridades a melhorarem as políticas públicas, já que é capaz de montar o perfil das famílias que estão em situação de vulnerabilidade social. Então, quer conhecer um pouco mais sobre o cadastro único 2023? Leia o artigo abaixo!

Fique por dentro:
- Veja como consultar o Bolsa Família 2023, e saiba o valor do benefício e as datas de pagamento.
- Leia as regras para saber quem tem direito ao Bolsa Família 2023 e participe desse programa social
O que é Cadastro Único 2023
O cadastro único é uma plataforma que reúne informações sobre as famílias que estão em situação de pobreza e extrema pobreza. O programa proporciona um diagnóstico para autoridades sobre a atual situação das famílias que estão em vulnerabilidade social.
O Cadastro Único é uma plataforma utilizada pelos governos federal, estadual e municipal para criar e melhorar as políticas públicas voltadas para famílias de baixa renda.
Aliás, para você realizar o Cadastro no Bolsa Família 2023, é necessário que o interessado faça primeiramente seu cadastro no Cadastro Único.
Como Funciona o Cadastro Único 2023 para Programas Sociais
É por meio dele que o cidadão brasileiro poderá requisitar sua participação nos programas sociais voltados para família em situação de vulnerabilidade social. Com os seus dados no Cadastro Único, o governo avalia a situação e determina sua participação nessas iniciativas.

É necessário estar cadastrado no Cadastro Único para ter acesso aos benefícios sociais oferecidos pelo Governo Federal, como:
- Bolsa Família 2023;
- Tarifa Social de Energia;
- Bolsa Verde;
- Minha Casa Minha Vida;
- CNH Social;
- Crédito Fundiário;
- Carteira do Idoso;
- ID Jovem;
- Pro Jovem Adolescente;
- Programa de Erradicação do Trabalho Infantil;
- Fomento – Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais;
- Telefone Popular;
- Bolsa Estiagem;
- Programa Cisteras;
- Entre tanto outros.
No entanto, é preciso obedecer alguns requisitos para se cadastrar no CadÚnico, são eles:
- Famílias com renda de até meio salário mínimo por pessoa;
- Famílias com renda de até três salários mínimos de renda total mensal.
Como se Cadastrar no Cadastro Único
Embora seja uma iniciativa do Governo Federal, o cadastro no CadÚnico é realizado pelo município.
O cadastramento pode ser realizado de duas maneiras: por meio de visitas periódicas promovida pelo município ou também se dirigindo à um centro de referência em assistência social.
Para se cadastrar no Cadastro Único é necessário que esteja portando alguns documentos do interessado e do grupo familiar, são eles:
- Certidão de Nascimento;
- Carteira de identidade;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Carteira de trabalho;
- Título de eleitor;
- Comprovante de residência (fatura de luz, água ou telefone);
- Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (caso tenha).

Mas, tenha em mente que se cadastrar no CadÚnico não garante seu cadastro em programas sociais, como o Bolsa Família. Após realizar o cadastro no CadÚnico, o interessado deverá realizar sua inscrição no programa social desejado e aguardar uma resposta do Governo Federal.
Caso você seja aprovado a participar do Bolsa Família deve consultar o Calendário Bolsa Família 2023 com o seu número do NIS.
gostaria de ser sorteada no programa minha casa minha vida.